Guia de utilização do DVD

Para um melhor manuseio do DVD de Tomografia decidimos mostrar como é feita a utilização do mesmo e também mostrar algumas ferramentas que podem auxiliar na análise dos exames.

Ao inserir o DVD aparecerá uma janela, clique em EXECUTAR para abrir o exame.

Caso essa janela não aparecer entre em COMPUTADOR e dê um duplo-clique na UNIDADE DE DVD.


Irá aparecer que o exame está sendo obtido.

Depois de aberto vai aparecer o exame e algumas ferramentas que podem auxiliar no estudo do mesmo.

Primeiramente você pode ajustar quantas imagens deseja visualizar em sua tela.

Olhando a lista da esquerda, mostra que tem mais imagens que você pode joga-las em qualquer uma das janelas, só clique em qual deseja e arraste para cima de uma das janelas.

Na janela das imagens tem umas ferramentas para ajustar o zoom ou o nível da imagem. Basta clicar em cima de uma delas e depois segurar o clique em cima da imagem e arrastar para os lados. As setas do teclado também podem mudar a imagem que está sendo analisada.

Clicando com o botão DIREITO do mouse e indo a PREDEFINIR JANELA você pode escolher padrões já definidos de nitidez das imagens para auxiliar na visualização do exame.

No botão de MEDIDAS você pode analisar as medidas de certo ponto, de um ponto a outro, de uma região ou até o ângulo de um determinado lugar.

No botão de ETIQUETAS você pode inserir setas, circular uma região e escrever textos.

Em MPR abrirá uma janela, onde você tem três telas para ajustar a imagem e a última para você trabalhar e analisar. As linhas das imagens podem ser mudadas clicando em cima delas, podendo assim ajustar o corte e a região que está visualizando. Também é possível inserir medidas, e na parte de TIPO DE SÉRIE DE DESTINO você seleciona a posição que deseja trabalhar.

Clicando em MIP podem-se analisar as partes ósseas em 3D e da mesma forma que o MPR são três imagens para ajuste e uma para análise, clicando com o botão direito na imagem e depois em PREDEFINIR JANELA ajustando para BONE pode-se ter uma melhor visualização dos ossos.

Em FERRAMENTAS você pode girar e dar zoom na imagem, a nitidez não é aconselhável mudar, pois nós já a ajustamos para visualização dos ossos.

Na lista do lado esquerdo você pode ajustar o corte podendo deixar só metade da imagem para análise.

A ORIENTAÇÃO INSTANTÂNEA posiciona a imagem sem que precise ficar girando até chegar ao ponto desejado.

Nas imagens para análise de PULMÃO você pode estar ajustando para uma alta qualidade da imagem para obter mais detalhes na visualização. Basta clicar em cima da imagem e depois clicar em NITIDEZ, perceberá que ela ficará mais detalhada.

Para análises de HÉRNIA DE DISCO você pode estar indo em MPR clicando com o botão direito no último quadro indo a PREDEFINIR JANELA e selecionando CSPINE TISSUE para ajustar a nitidez, depois ajustando o a linha azul da segunda janela, que esta de perfil, você arruma angulação, o tamanho do corte e em qual ponto quer analisar. No caso da imagem está ajustado para o disco L4-L5.

Todos os recursos das ferramatas utilizadas no exame servirão somente para ajudar na análise do mesmo e não ficarão salvas.

Onde nos encontrar?

Centro de Diagnostico por Imagem
Unidade Leme

Rua Ernesto Gato, 326 - Centro
Leme - São Paulo
Telefones:
(19) 3554-3620
(19) 3571-9408
(19) 3571-9387