Informe-se sobre os exames que o CDI oferece a você.

O CDI sempre se empenha para garantir que seus pacientes tenham um diagnóstico de qualidade. Para isso, o CDI investe pesado em cima de tecnologias que vão permitir que nosso trabalho seja o melhor na área em que atuamos.

Guia de Exames

A osteoporose é definida como uma doença do esqueleto caracterizada por baixa massa óssea e deteriorização da microarquitetura do tecido ósseo, tornando-o mais frágil aumentando o risco de fraturas.

Diagnóstico dessa doença baseia-se na avaliação da densidade (massa óssea), que representa um dos melhores determinantes da resistência óssea.

A densitometria óssea é o melhor método para a medida óssea, representando um meio não invasivo para avaliação de pacientes com osteoporose, possibilitando a realização de seu diagnótisco e seguimento.

A mamografia é o método mais sensível para detecção do câncer de mama, ela é utilizada basicamente com dois propósitos:

  • Rastrear as mulheres com câncer de mama na ausência de sinais de sintomas da doença;
  • Realizar mamografia diagnostica em paciente com sinais e sintomas de anormalidade das mamas;

As normas preconizadas para realização da mamografia em pacientes assintomáticas são:

  • Uma única de mamografia de base entre a idade de 35 e 40 anos para servir de comparação com as próximas a serem realizadas futuramente;
  • Dos 40 aos 49 anos de idade deverão ser realizadas a cada 1 ou 2 anos sendo que a freqüência é baseada na avaliação nos fatores de riscos individuais;
  • Mulheres com mais de 50 anos deverão realizar anualmente sem exceção;
  • Em casos especiais com histórico familiar de câncer de mama, poderá ser realizada antes dos 35 anos a critério médico;

A radiologia digital consiste na digitalização de uma imagem radiológica, permitindo o manuseio da mesma sem a presença do paciente, como por exemplo correção da técnica radiológica, realização de medidas, etc.

A aquisição da imagem é feita da maneira tradicional, o que muda é o método de processamento das mesmas que são enviadas para uma central de computação e depois de analisadas, enviadas para impressão.

A Tomografia é de fundamental importância para avaliação de diversas estruturas do corpo humano, como cérebro, pulmões, órgãos abdominais, sistema músculo esqueléticos além de realizar estudos vasculares como angiotomografias

Como é feito o exame:

O paciente se deitará na mesa do equipamento, que deslizará suavemente para a abertura circular do equipamento, enquanto anéis internos desta abertura vão girando, tirando radiografias altamente detalhadas, que serão enviadas ao computador, que irá criando imagens altamente fidedignas do corpo humano. Em alguns casos poderá ser solicitado que se prenda a respiração por alguns segundos.

Se o pedido do exame indicar o uso de contraste, o mesmo será injetado após a avaliação do médico radiologista, autorização do paciente, ou familiares em caso de impossibilidade do mesmo. De uma maneira geral, o exame é extremamente rápido e inócuo para o paciente.

É um dos métodos de diagnóstico por imagem mais versáteis, de aplicação relativamente simples e de baixo custo.

Apresentando as seguintes características:

  • Não invasivo ou minimamente invasivo;
  • As imagens podem ser adquiridas em qualquer orientação espacial;
  • Não possui efeitos nocivos dentro das especificações para o uso da medicina;
  • Possibilita o estudo de diversos seguimentos do corpo humano e vasos sanguíneos;
  • Estudo em tempo real, possibilitando a avaliação dos movimentos das estruturas corporais.

Um pouco de nosso trabalho

Onde nos encontrar?

Centro de Diagnostico por Imagem
Unidade Leme

Rua Ernesto Gato, 326 - Centro
Leme - São Paulo
Telefones:
(19) 3554-3620
(19) 3571-9408
(19) 3571-9387